TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL
Os tumores venéreos transmissíveis caninos (TVTs), também conhecidos como sarcoma de Sticker, são tumores contagiosos de ocorrência natural, caracterizados como de origem histiocítica, reticuloendotelial ou macrófago.
Os tumores podem metastizar dentro do trato reprodutivo e para vários locais, incluindo linfonodos regionais e distantes e outros órgãos. A regressão do tumor pode ocorrer espontaneamente, muitas vezes ao longo de um período de seis meses, e isso pode ser mediado por linfócitos T.
Podem ocorrer na região genital, mas também extragenital: região nasal, boca, conjuntiva nictitante, nas pálpebras superiores e inferiores, mama e em qualquer região de pele.
LINFOMA
Linfomas são neoplasias caracterizadas pela proliferação clonal de linfócitos malignos. Também conhecidos como linfossarcoma ou linfoma maligno, originam-se principalmente de órgãos linfoides, como medula óssea, baço e linfonodos. Entretanto, os linfomas podem se desenvolver em praticamente qualquer órgão, pela contínua migração dos linfócitos pelos diferentes tecidos do organismo.
MASTOCITOMA
O mastocitoma é uma neoplasia maligna originária da proliferação dos mastócitos que pode afetar qualquer órgão, mas atinge principalmente a pele. É a neoplasia cutânea mais comum nos cães. Pode se desenvolver em qualquer idade sendo a mais comum entre 8 e 9 anos.
PLASMOCITOMA
Os plasmocitomas são tumores benignos de plasmócitos, acometendo mais comumente os dígitos e o pavilhão auricular. Macroscopicamente apresentam-se como nódulos dérmicos ligeiramente aumentados, podendo ser únicos ou disseminados, mas pequenos, cobertos por pele alopecica que, ocasionalmente, pode estar ulcerado.
HISTIOCITOMA
Os histiocitomas são neoplasias benignas originárias de células de Largerhans comumente diagnosticadas em cães. São tumores dinâmicos que apresentam rápido crescimento seguido de regressão espontânea em 1 a 4 meses. Esta regressão está associada à imunidade antitumoral mediada por linfócitos, entretanto os fatores que determinam o início da regressão tumoral permanecem desconhecidos.
Essas neoplasias afetam preferencialmente cães jovens, com menos de 3 anos de idade, entretanto podem se desenvolver em cães de qualquer faixa etária. As raças que apresentam maior risco para o desenvolvimento dessa neoplasia são Boxer, Bulldog, Doberman Pinscher, Labrador Retriever, Rottweiler, Cocker Spaniel, Schnauzer e Scottish Terrier.